Grupo LINOS  ::  Media Center - Sistema "floating" chega a Portugal

Sistema "floating" chega a Portugal

A produção em floating é uma tecnologia corrente no Norte da Europa, que acaba de chegar a Portugal. Em A-dos-Cunhados, Torres Vedras, estão a ser colhidas as primeiras alfaces produzidas neste sistema por uma empresa da família Lino (integrada na OP Primores do Oeste), numa estufa com cinco hectares. A produção anual estimada é 12 milhões de alfaces.

A tecnologia é relativamente simples: tanques com água e nutrientes em circulação permanente, onde flutuam alfaces dentro de copos de plástico encaixados em placas de esferovite. Cada placa (1 m2 ) suporta 18 alfaces (em ar livre são 10 a 12 alfaces/ m2 ), o equivalente a 5. 400 kg no fim do ciclo de produção.

O sistema permite grande rotatividade – até 12 ciclos de produção por ano. A colheita e a plantação podem decorrer em simultâneo no mesmo tanque (20 mil alfaces por tanque). De um lado, as placas flutuantes com alfaces prontas a colher são retiradas da água, ao mesmo tempo que no outro extremo do tanque os trabalhadores colocam novas placas com jovens alfaces, que se acomodam no espaço vazio. Logistica facilitada

São precisos 12 milhões de litros de água para suportar e alimentar as alfaces. Excessivo? Jorge Camilo, responsável técnico da exploração, desmistifica a ideia: «O consumo de água é menor do que se tivéssemos que regar ao ar livre e não há excedentes de drenagem, as únicas perdas são por transpiração e retenção das alfaces. » A logística parece ser o ponto forte do sistema flutuante. Cada tanque leva 20 mil alfaces, composta por três tipologias (frisada, lisa, folha de carvalho). Vendida com raiz, pode ser mantida numa jarra com água durante 15 dias.

Produzir alfaces em água no sistema floating é uma alternativa ao cultivo no solo. O primeiro produtor português a aderir ao sistema destaca os benefícios: produção mais intensiva, logística facilitada e menor consumo de água.

Autor: Revista Frutas, Legumes e Flores
Data: 2011-02-25