Grupo LINOS  ::  Media Center - 250 milhões de alfaces por ano

Media Center

250 milhões de alfaces por ano

A tecnologia de produção de alface melhorou, mas a área de produção em estufa está a diminuir. Portugal produz alface todo o ano e exporta perto de 3. 000 toneladas Em Portugal, a alface é produzida em ar livre e em estufa, durante todo o ano. A produção em estufa ocorre, normalmente, de Novembro a Abril. No resto do ano, prevalece o cultivo ao ar livre.

Os últimos dados do INE, de 2003, indicavam que Portugal tinha uma produção de 57. 162 toneladas de alface e uma área total de 2. 536 hectares. Devido à falta de dados oficiais actualizados, estima-se que a área de produção tenha aumentado para um total de 250 milhões de unidades de alface por ano. A produção está concentrada no litoral do País. A maior região produtora é o Ribatejo e o Oeste, incluindo-se aqui a zona a norte de Lisboa (Loures-Mafra-Sintra).

Outro foco importante de produção é a região de Entre Douro e Minho (concelho da Póvoa de Varzim). Em ambas as regiões a área de produção em estufa está a diminuir para dar lugar a culturas mais rentáveis (tomate, curgete e pepino). Na região da Póvoa de Varzim, a área dedicada a esta cultura está estimada em 1. 000 h/ano, mas a mesma parcela de terreno é usada para realizar várias culturas por ano. Aqui há muitos produtores, mas as áreas são reduzidas (2 h/produtor) e geograficamente dispersas. Grande parte da produção é escoada para a Galiza (Espanha). Na cintura de hortas a norte de Lisboa (Loures-Mafra-Sintra), conhecida como a zona dos alfaceiros, a alface produz-se ao ar livre, de Março a Setembro, e o resto do ano em estufa, em cinco campanhas consecutivas.

A parcela média por agricultor ronda os cinco hectares. Há ainda produção no Alentejo, uma zona mais quente onde a produção é ao ar livre, sendo as áreas maiores. Aqui destaca-se a produção de variedades baby-leaf. Frisadas dominam As alfaces frisadas verdes são a tipologia predominante em todo o País (85% da produção), seguidas das alfaces lisas e das alfaces folha-de-carvalho.


Autor: Portugal Fresh
Data: 2013-05-21
Fonte: Portugal Fresh



❮ voltar